Geek is the new sexy

Vocês sabem o que significa "geek"? Algumas pessoas entendem que geek é a mesma coisa que nerd. Mas parece que existem algumas sutilezas que diferenciam esses dois termos. 
A expressão nerd começou a ser usada no Instituto de Tecnologia de Massachusettes e até os anos noventa fazia alusão apenas a pessoas especialistas em computação. Da mesma forma, a expressão geek, que originalmente significava "bobo", passou a ser usada também para designar esse grupo de pessoas aficcionadas por tecnologia. No início, essas denominações tinham um caráter predominantemente pejorativo, pois se considerava que os nerds, assim como os geeks, eram pessoas que não tinham vida social, não sabiam se relacionar, nem se vestiam bem, enfim; eram pessoas tidas como estranhas, que apenas sabiam lidar com suas máquinas. Geralmente eram os excluídos da turma, muitas vezes ridicularizados pela maioria. 
Mas o tempo foi passando e sabemos que hoje em dia quem domina a tecnologia tem um grande poder nas mãos. Talvez por isso os nerds e os geeks passaram a ganhar um status diferente na sociedade. Passou a ser comemorado, inclusive, o Dia do Orgulho Nerd, no dia 25 de maio. A data foi escolhida fazendo referência à data de estreia do primeiro filme da série "Star Wars", em 1977 e começou a ser festejada a partir de 2006, na Espanha. Também chamam esse dia de "Dia da Toalha", fazendo referência ao Guia do Mochileiro das Galaxias, uma espécie de leitura obrigatória para todo nerd que se preze. 
O chamado "nerdismo" é visto hoje como um estilo de vida que tem ganhado cada vez mais espaço. Ser nerd não se limita apenas a ser um especialista em computadores ou aquele que tira sempre boas notas. Na verdade, essa "tribo" se tornou bem mais ampla e até possui alguns subgrupos.
Muitos entendem que os geeks são um desses subgrupos dos nerds. Outros acreditam que os geeks são os "neo nerds".  Eles seriam mais "descolados" e, apesar de serem geralmente meio tímidos, não gostam de ficar reclusos, preferindo a socialização.
Nem sempre é fácil identificar um nerd ou um geek pelo seu modo de vestir, mas algumas características podem ser comumente observadas, tais como o uso dos óculos de armação grossa de acetato (que viraram mania). Muito desse estilo passou a ser usado até mesmo por pessoas que não pertencem a essa tribo, mas simplesmente por terem caído no gosto dos fashionistas. Uma vertente que eu acho bem legal é o geek chic, que é uma forma mais adulta e elegante de aderir a esse estilo.Meio que uma mistura com o preppy, distancia-se daquela visão meio infantil que normalmente associamos aos geeks, sempre com suas camisetas divertidas e tênis. Aqui os terninhos são bem vindos, assim como os sapatos de salto. 




Jason Wu

Marc Jacobs

Enfim, aquela garotinha nerd cresceu e agora está mais segura e poderosa do que nunca!

Comentários

Natasha Nunes disse…
Eu acho demais essa moda geek, mas curto mais o estilo despojado do que o chique. Tipo camisas de super heróis, essas coisas.

♥ Blog Cerejas no Topo:
http://www.cerejasnotopo.com
Kira Aderne disse…
E eu quero um óculos geek novo.! heheheh

Que bom que gostou das fotos querida Carolina, que felicidade!

Um beijo e saudades de vc S2
Unknown disse…
Oii confesso que não sabia a diferença entre eles - e nem que eram tão similares assim. E também não sabia que já tinha um dia para eles.
Vou fazer sim uma make, pode deixar!!
Bjs, Bruna.
http://moranguinhuemake.blogspot.com
http://www.facebook.com/MoranguinhuEMake?ref=ts&fref=ts
Luciana disse…
oi Ana
eu sempre fui meio nerd, que bom que agora tá na moda,haha
esses óculos tão sendo usados direto
bjs
estilorosa.blogspot.com
Thayse Stein disse…
Eu amo esse estilo, sou louca por óculos geeks! eheh
Nem sabia que existia uma data comemorativa pra eles, adorei <3

Beijos
Brilho de Aluguel

Postagens mais visitadas